Nenhum outro vai saber dos sons que se formam e
o porquê de você sorrir com a mesma palavra que
faz o outro chorar. A gente vive pra ser secreta,
transposição e transbordamento, além da risca de
giz no nosso próprio telhado que goteja e inunda o
quarto trancado. E tudo isso vai morrer em segredo.


Une cruel incompréhension...



'

quinta-feira, 1 de março de 2012

Sobre pessoas que nunca existiram

     São as que têm os olhos mais bonitos. Os termos mais bonitos e os sonhos mais bonitos em que você se inclui. As histórias que te fazem chorar. As que comprimem num cubículo o coração inteiro. Por pura provocação. Elas que matam. Elas que escolhem quando partem e quando ficam sem que você siga as pistas. As pessoas que nunca existiram são as que machucam tudo o que existiu. Inclusive, foram as que pintaram sua foto de dourado. Elas mentiram e casaram com o futuro enquanto você ainda era presente. E sufocaram com a raiva tudo aquilo que você queria falar sobre o amor.

     No tempo em que você era cigana, havia um reino simples. Há uma certa mágoa por saber que muito do que foi sentido, e doado, e sugado, e roubado de você... Muito do que você guardava por dentro foi perdido. E eu também já fui cigana, perdi esse espírito liberto por causa das pessoas que nunca existiram. Há uma certa dor quando se pensa, quando se lembra, quando se fala de novo. Uma certa vontade de deitar no chão molhado e chorar junto e imaginar o trem ativo passando pelos trilhos abandonados da cidade. O trem tremendo o chão molhado até fazer a cidade dormir. Mas o trem nem passa mais. E há uma certa ira, uma certa angústia, quando você finalmente entende sobre todas as partidas definitivas.

     Essas coisas que ninguém tem nos bloquinhos de anotações. Às vezes você também deseja não existir só para reencontrar as pessoas que nunca existiram. E a ilusão nos perseguirá por toda a vida mesmo de olhos abertos. É que é preciso fugir para se certificar de que você pode ser esquecido, de que você pode não ser encontrado de madrugada, de que você pode existir sem toda aquela gente que um dia ex. Não ex. Toda essa gente que não consegue viver sem cortar vínculos. Que um dia te coloca um espírito de cigano, mas que na verdade não pensa em dançar. Agora eu sei que essas pessoas não existem no dia seguinte, e nunca existiram. É preciso sumir para ter certeza de que você pode ser apagado. Ficar quieto. A vida por dentro e por fora continua. E você precisa estar certo sobre você mesmo. Mais nada.

Mariane Cardoso 

8 comentários:

  1. Me atualizei no teu blog depois de um bom tempo sem retornar a este local lindo. Apenas é gratificante ler o que você escreve, é lindo ver em palavras o que eu não consigo colocar para fora por que dói muito fazê-lo. Ao menos em mim dói. Não consigo te poupar de elogios. Chorei em dois textos teus. Realmente me toca, e poucos escritores/poetas me tocam. Lindo, lindo. Nunca pare (se possível) de escrever, moça que enfeita de forma tão linda o que se sente.

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo ler sequer um texto teu sem chorar compulsivamente. Sem sacudir meu corpo inteiro como se recebesse uma descarga elétrica e jogasse os sapatos pro ar. Eu também tento escrever. Mas não consigo fazer com ninguém o que você faz comigo. Desde as músicas até o final de cada linha meu corpo recebe uma onde de "não sei o quê" onde a reação natural é chorar. Chorar como se alguém da minha família tivesse morrido. Acho que eu devo ser minha família. Eu morro um pouco do que eu sempre tenho que morrer quando venho aqui. Eu me identifico com tudo, tudo que leio aqui parece ser feito para descrever quimeras do cotidiano de quem sente e tem que engolir, desde de gritos a soluços de lágrimas. Gostaria muito de manter uma espécie de contato, de olhar o inacessível mais de perto. Desculpe se eu estiver incomodando. Talvez minha vontade de aproximação seja por termos a mesma idade e pela sensibilidade que tenho com tudo que é escrito por ti. Parabéns, por tudo!

    ResponderExcluir
  3. queria ver textos do seu sentimento de amor a distancia com o adriano, existe algum? posta aqui...

    ResponderExcluir
  4. "É preciso sumir para ter certeza de que você pode ser apagado. Ficar quieto. A vida por dentro e por fora continua. E você precisa estar certo sobre você mesmo. Mais nada."
    Tudo o que eu precisa ler hoje. Obrigada por compartilhar, Mari. s2

    ResponderExcluir
  5. E a gente tem mania de colocar todas as expectativas e sonhos, jogar todas as fichas, nessas pessoas que afinal nunca existiram. Muito lindo seu texto!

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHOSO! amei! amei td por sinal! parabens

    ResponderExcluir
  7. Fico até sem jeito de tentar comentar com palavras bonitas em baixo de um texto tão bonito e rico quanto esse. Você me faz retomar sentimentos de épocas marcadas em mim, uma melancolia gostosa de sentir juntamente com a brisa da chuva lá fora...
    Sem dúvida, um dos melhores textos M.S.

    ResponderExcluir

Alguma luz
vai escapando
e só eu
sinto.

Quem sou eu

Minha foto
18. Menos artista, mais idosa. O prefácio, o retórico, o histórico, o profético, o pró, o fétido, o esplendor e tudo mais o que cabe no poético.